Recebendo pouca atenção no momento em que foi publicada, hoje a prova de Gödel é considerada como um marco na história da lógica e também da matemática.
Boaventura de Souza Santos, autor do texto "Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna", que foi utilizado como base para os questionamentos que seguem tanto neste blog como nos outros de colegas que fazem o curso de Comunicação e Expressão com a querida professora Luciana Salazar, não se esquece de tal prova e lembra das transformações que ela implicou em todo o universo do rigor matemático e faz extrapolações para outras áreas do conhecimento.
Interessante também é observar que, devido a grande dificuldade de compreender a prova do matemático alemão, muitos são os que consideram como precipitadas ou errôneas as conclusões a que chegaram vários filósofos e pensadores em geral quando adentram neste terreno tão profundo e obscuro que pode ser a matemática.
Um livro famoso e que torna a compreensão da prova muito mais palpável a leigos foi lançado por Ernest Nagel e James R. Newman, que em português tem o título traduzido por "A Prova de Gödel" e que pode ser encontrado aqui.
Sobre tal livro, nós encontramos uma revista online de filosofia chamada "Crítica", que detalha melhor toda a problemática abordada na obra e também faz uma crítica. O site é amplo e há muito material para ser pesquisado e lido nas horas de tédio (ou ânimo filosófico). O link para o artigo é este.
Outras fontes de informações valiosas sobre as questões levantadas por este post podem ser encontradas em artigos da Wikipédia (in English!), como este aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário