John Searle, professor de Filosofia da Universidade de Berkeley, levanta questões a respeito de como podemos conciliar nossas idéias de liberdade com as noções vigentes nas áreas de Neurobiologia e Física Quântica, que apresentam características muitas vezes contrárias a noção comum de como funciona a mente e de qual maneira nossas escolhas são feitas.
Neste vídeo, feito na sede do Google, Searle faz uma palestra e responde a dúvidas sobre o tema tratado no livro. As teses são levantadas de maneira divertida e a exposição geral foge muito ao conceito comum de palestras de Filosofia; aqui piadas e correlações com o dia-a-dia são recorrentes. Infelizmente o áudio é em inglês e não há legendas disponíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=vCyKNtocdZE
Mas não se preocupem: é possível encontrar o livro traduzido em várias livrarias, que saiu com o nome de “Liberdade e Neurobiologia” pela Editora UNESP.
Alguns links para a obra em português:
No blog “MUNDUS EST FABULA”, do “mestre em Filosofia e ignorante convicto” Edson Gill, há um texto que aborda com maior profundidade o tema.
Oi, acho que nao estou entendendo bem, na primeira postagem voces falam:'illusio possibilitará refletirmos sobre tais questões e perceber que o mundo pode ser visto de várias formas'
ResponderExcluire nesta voces indicam o texto de um cara que, nesse blog Mundus est fabula é apresentado como: 'O filósofo norte-americano John R. Searle é conhecido por
seus trabalhos de exploração daquilo que o senso comum
chama de “mundo real”. Também é famosa sua crença na
racionalidade e na objetividade, defendendo que o mundo é
um fato real passível de ser conhecido pela ciência'
esse seria um jeito de perceber o mundo? q ele poderia ser feito de fatos reais em oposiçao à propria ideia que voces apresentam de jeitos de perceber o mundo?
Parabens pelo blog de voces...
Katarina